auto estima em mulheres na menopausa
INTRODUÇÃO:
A vida é marcada por diversas fases, denominadas ciclos vitais. Dentre as fases do ciclo vital feminino, encontra-se o climatério(menopausa), período da vida da mulher situado entre os 35 e os 65 anos, caracterizado como a passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva, ajustando a mulher a diferenças significativas no seu organismo. OBJETIVO:
Com este trabalho, pretende-se conhecer a percepção acerca da sexualidade das mulheres na menopausa , além de oferecer informações sobre as alterações neste período.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência na qual serão entrevistadas mulheres assistidas em grupo na UBS Bairro das Graças – no município de Caratinga MG.O público alvo serão mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) na faixa etária compreendida entre 35 e 65 anos de idade, prevalecendo uma média de 40 a 49 anos. Deve ser trabalhada uma maneira de despertar uma certa motivação,sendo interessante ouvir narrativas entre elas mesmas.Procurando uma maneira em que ela possam expressar seus sentimentos e de terem sua auto-estima aumentada. Algo que possibilite a aquisição de informações e esclarecimentos sobre questões referentes ao climatério e os encontros em grupo proporcionem o aumento da autoconfiança e do convívio social, tendo possibilidade a formação de um circulo de amizade, além de oportunizar a vivência do climatério de maneira mais positiva.
CONCLUSÃO:
Podemos observar que simples atitudes ou momentos podem melhorar a qualidade de vida e a auto-estima das mulheres. Com isso, podemos observar a necessidade e a importância do planejamento e da implementação de ações de saúde(como um grupo terapêutico,por exemplo) que visem informar, apoiar e preparar as mulheres para uma etapa tão importante de suas vidas, que é o climatério.