AUTO DA COMPADECIA
O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 1999. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro deAdriana Falcão, o filme é baseado no romance homônimo de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca eTorturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico de Giovanni Boccaccio Decameron.1 O filme recebeu durante o Grande Prêmio Cinema Brasil, evento criado pelo Ministério da Cultura, as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator.2
As filmagens do filme foram feitas em 1999 na cidade de Cabaceiras, interior do estado da Paraíba, conhecida por ser palco de vários outros filmes brasileiros,3 com parceria de produção entre a Globo Filmes e a Lereby Produções. Estreou em 10 de setembro de 1999, no Brasil, e foi exibido em outros países em eventos de cinema e em mídia para distribuição. Nos Estados Unidos, o filme foi renomeado como A Dog's Will. Foi recebido com críticas positivas na maioria dos países da América do Sul.
Sinopse
O enredo do filme se desenvolve com ambientação no sertão nordestino em torno de dois personagens principais: João Grilo(Matheus Nachtergale), um sertanejo mentiroso e Chicó (Selton Mello), o maior covarde da região. Ambos são muito pobres e sobrevivem de pequenos negócios e saques enquanto vagam pelo sertão. Em um desses golpes, eles se envolvem com Severino de Aracaju (Marco Nanini), um temido cangaceiro, que os persegue pela região. Com uma mistura de drama e comédia, o filme também aborda aspectos culturais e religiosos do nordeste do Brasil.
Elenco
Matheus Nachtergaele como João Grilo
Selton Mello como Chicó
Marco Nanini como Cangaceiro Severino de Aracaju
Fernanda Montenegro como Nossa Senhora (Compadecida)
Denise Fraga como Dora
Lima Duarte como Bispo
Rogério Cardoso como Padre João
Diogo Vilela como Eurico
Maurício Gonçalves como Jesus Cristo
Virginia Cavendish como Rosinha
Paulo Goulart como Major Antônio