auto da barca
* É uma peça teatral do humanismo portugues significa que é uma obra do período de transição entre a cultura medieval e a renacentista.
* É importante diferenciar idade média e os momentos de renacentismo do livro .
*Os elementos medievais são: as referencias religiosas, imagens de Deus e do Diabo; a estrutura do texto: era muito comum versus na época, e isso usa- se no livro todo." Auto" designação para peça pequena representação teatral ( também comum na idade média).
* já o antropocentrismo e o interesse de Gil Vicente em abordar questões da sociedade humana construindo os tipos, são do renascimento.
*A peça progride em uma estrutura repetitiva onde um personagem chega ao local onde estão duas barcas um vai pro céu outro pro inferno. entra em uma das brcas; e chega outro personagem e assim se sucede.
*A peça que primeiro recebeu o nome de auto da moralidade ficou conhecida como auto da barca do inferno talvez tenha este nome por que quase todas as almas tem como destino a barca do inferno.
*Cada alma é punida por um único pecado simbólico. ----------------------x------------------------
PECADOS fidalgo - é condenado a barca do inferno por ter levado uma vida tirana cheia de luxuria e pecados. onzeneiro- condenado pela ganancia, usura e avareza. parvo - por causa da sua humilde e modéstia sua sentença é a glorificação. sapateiro - é condenado por roubar o povo com se4u oficio durante 30 anos e por sua falsidade religiosa. frade - condenado por seu falso moralismo religioso. brísida vaz - uma mistura de feiticeira com alcoviteira condenada por pratica de feitiçaria,prostituição e alcovitagem (servir de intermediario em relações amorosas). judeu- desrespeito ao cristianismo. corregedor e procurador - condenado- os ao batel infernal por usarem o poder do judiciário em beneficio próprio. enforcado -