auto da barca
Símbolos
Defesa
Acusação
Caracterização
Sentença
Sapateiro
O avental e as formas.
As missas que tinha ouvido e as ofertas que tinha dado.
Roubar logo de seguida de ter escutado a missa e os dinheiros mal lavados aos clientes.
Ladrão
Mentiroso
Condenado a embarcar no batel infernal (barca do inferno)
4. O avental simboliza a "capa" que escondia o seu carácter. Aparentemente parecia um homem honesto sem pecados e as “formas” também simbolizavam que era um homem trabalhador.
5. O Sapateiro usa um registo de língua calão como "E da puta da barcagem" v.321 e "Quatro forminhas cagadas" v.357 para exprimir a sua frustração mostrando também o seu nível social e a sua falta de educação. Era um artesão pouco instruído.
6.
6.1 Dos significados acima escolheria o significado 3/4 – pejorativo, pois são os que melhor descrevem este sapateiro vicentino. 2. É a opção a, porque as “formas” são o seu simbolo.
3.
3.1 O diabo recebe o sapateiro de forma irónica, tratando-o por “Santo sapateiro honrado”, pois queria encaminhá-lo para a sua barca. 3.2 O sapateiro pensou que as missas que tinha ouvido, as ofertas dadas e as horas dos finados o livrariam do inferno. 3.3 Porque o sapateiro durante 30 anos roubou os seus clientes, e quem rouba apenas merece o inferno.
7. O trabalho de um sapateiro é arranjar e coser sapatos, ora quando este pergunta se o destino dele e cozer no inferno faz um “trocadilho”, pois o inferno e um sitio escuro e muito quente, ou seja o sapateiro pode estar a perguntar se vai para o inferno coser sapatos como castigo, ou se vai cozer/arder no inferno.
8.
8.1 Gil Vicente com esta cena mostra-nos que não vale a pena ter uma vida católica ativa, como ouvir missa, etc, se não se tem uma vida honesta, ou seja não vale a pena pedir perdão se continuarmos a praticar o mal.