Autenticando e enviando e-mail diretamente através da linha de comando
Há um tempo em meu curso estudei alguns protocolos de comunicação, entre eles os protocolos de e-mail: SMTP, IMAP e POP3. Vi os comandos que eram utilizados para se enviar e receber um e-mail, porém havia um problema: para testá-los tínhamos que instalar um servidor de e-mail e configurá-lo para então, por Telnet, utilizar os comandos.
Mas a ideia de testar os comandos apenas em laboratório não me agradava muito. Eu queria me comunicar com servidores reais, tais como Yahoo, Gmail e outros.
Como minha conta de e-mail mais utilizada é a do Gmail, resolvi começar a pesquisar como enviar um e-mail para os servidores de e-mail da Google.
Caso precise de ajuda quanto aos comandos do SMTP, IMAP ou do POP3:
Os protocolos de serviço de mensagens (SMTP, POP3 e IMAP4)
Configurando a conta do Gmail
Para podermos receber qualquer e-mail por um cliente devemos também ajustar duas configurações na nossa conta de e-mail.
Acessando minha conta do Gmail eu vou em Configurações > Encaminhamento e POP/IMAP, aqui ativamos o POP na opção Ativar POP para todos os e-mails e o IMAP na opção Ativar IMAP.
Para enviar e-mail para o Gmail precisamos primeiro saber qual é o seu servidor e qual a porta que deveremos acessar para enviar ou receber um e-mail. O próprio Gmail possui essas informações:
Servidor de entrada de e-mail (IMAP) - requer SSL imap.gmail.com Utilizar SSL: Sim
Porta: 993
Servidor de entrada de e-mail (POP3) - requer SSL pop.gmail.com Utilizar SSL: Sim
Porta: 995
Servidor de saída de e-mail (SMTP) - requer TLS smtp.gmail.com (usa autenticação)
Usa autenticação: Sim
Utilizar STARTTLS: Sim (alguns clientes o chamam de SSL)
Porta: 465 ou 587
Como indicado acima, podemos enviar o e-mail por SMTP para duas portas diferentes: a 465 e a 587. Todas as duas exigem uma conexão criptografada, a diferença está que a 465 exige protocolo SSL de criptografia, já a porta 587 exige o protocolo TLS.
Conectando com o