Austionm
434 palavras
2 páginas
Estrutura Cristalina Ferro ( )Ferrita, também conhecida como α-ferrita (α-Fe) ou ferro alfa, é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro, com uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. É esta estrutura cristalina que dá aço e ferro fundido suas propriedades magnéticas, e é o exemplo clássico de um material ferromagnético.
As propriedades de alguns materiais estão diretamente associadas à sua estrutura cristalina.
Estrutura Cristalina – maneira segundo a qual os átomos, íons ou moléculas estão arranjados.
Célula Unitária – Consiste em um pequeno grupos de átomos, que formam um modelo repetitivo ao longo da estrutura tridimensional. A célula unitária é escolhida para representar a simetria da estrutura cristalina.
A cela unitária é um paralelepípedo imaginário que constitui uma unidade fundamental com a qual se constrói todo o cristal somente por deslocamentos de translação.
Qualquer ponto da célula unitária que for transladado de um múltiplo inteiro de parâmetros de rede ocupará uma posição equivalente em outra célula unitária.
Outra estrutura cristalina comumente encontrada nos metais também possui uma célula unitária cúbica, com átomos localizados em todos os oito vertices e um único átomo no centro do cubo. Essa estrutura é chamada de cúbica de corpo centrado (CCC). Os átomos no centro e nos vértices se tocam uns nos outros ao longo das diagonais do cubo e o comprimento da célula unitária a e um raio atômico R estão relacionados por: Dois átomos estão associados a cada célula unitária CCC: o equivalente a um átomo distribuído entre os oito vértices, cada um dos quais é compartilhado entre oito células unitárias, e o único átomo no centro do cubo, que está totalmente contido no interior da célula unitária. Além disso, as posições atômicas central e nos vértices são equivalentes. O número de coordenação para a estrutura CCC é 8; cada átomo central possui os oito átomos localizados nos vértices como seus vizinhos mais próximos.