Auschwitz
Entrada do campo principal de Auschwitz
Nuno Martins nº 29543
Elisabete Maia nº 30086
Joana Maia nº 30235
Jéssica Pereira nº 30637
Índice
Introdução 3
Fundação do Campo de Concentração de Auschwitz 4
Divisão do Campo de Concentração de Auschwitz 4
Museu de Auschwitz- Birkenau 5
Campo de concentração/Campo de Extermínio 6
Libertação de Auschwitz 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
A propósito do programa da unidade curricular de História Contemporânea, foi-nos sugerido elaborar um trabalho sobre o Campo de concentração de Auschwitz, como tal é necessário abordar alguns conteúdos relacionados com o tema.
Antes de Hitler chegar ao poder a Alemanha encontrava-se em declínio devido aos seguintes factores: fim da I Guerra Mundial, Tratado de Versalhes e a Crise Económica de 1929. Como tal, a população precisava de um governo capaz de tirar a Alemanha do “precipício”, sendo desta forma que Adolf Hitler ascende ao poder como chanceler, acumulando ao longo do tempo as funções de chanceler e de Presidente da República.
Inspirado no fascismo (Itália), Hitler implementa na Alemanha o regime nazista que tem em comum com o fascismo algumas características, nomeadamente: o líder é infalível e inatacável; nacionalismo – o país está sempre em primeiro lugar; totalitarismo – nada deve vir acima do Estado; militarismo – um país forte tem que ter um exército poderoso; corporativismo – existência de um único partido que organiza a sociedade; anticomunismo- o comunismo é o grande inimigo em comum; antiliberalismo- ausência de liberdade sindical, económica e de imprensa. Apesar destes pontos em comum, o nazismo destaca-se por ter ideias racistas (superioridade da raça Ariana) e especificamente