auoheuiehehe

282 palavras 2 páginas
O enigma de Kasper Hauser
O filme lida com a importância do convívio social e as experiências simples e cotidianas durante a infância para a assimilação e desenvolvimento da fala. Kasper Hauser foi privado desde muito novo do convívio e contato em sociedade o que trouxe conseqüências graves em sua formação como sujeito, e através desse relato faz uma reflexão sobre o papel da cultura e o papel da linguagem em vários aspectos.
Kasper Hauser foi colocado ainda muito pequeno, preso num quarto escuro e sem qualquer contato externo. A partir do momento em que sai do cativeiro, se coloca a frente de um mundo diverso onde há um abismo para sua interação. Sua principal dificuldade está na linguagem pois se nossa capacidade de conhecer o mundo está intimamente ligada à nossa capacidade de interagir, Kaspar não tinha como conhecer o mundo antes da linguagem. A ele foi dado percorrer um caminho inverso: a interação sempre precária depois do cativeiro o leva a um processo de conhecer sempre turvo por se basear em fatos que não pôde experienciar.
A forma como Kaspar Hauser compreende o mundo e se relaciona com ele indica que a percepção depende sobretudo da prática social. Pode-se dizer que como Kaspar Hauser não passou por um processo de socialização, onde exercitaria a compreensão através da prática social, não consegue atribuir significado às coisas, mesmo tendo adquirido a posteriormente a linguagem. Assim, analisando o caso de Kaspar Hauser, somos levados a pensar que não apenas o sistema perceptual, mas as estruturas mentais e a própria linguagem são resultantes da prática social, ou seja, as práticas culturais "modelam" a percepção da realidade e o conhecimento por parte do sujeito.

Relacionados