aulatema8

914 palavras 4 páginas
Faculdade anhanguera
Aluna: Rosimeri Fernandes RA: 7677748812
Professor: Carlos Barcellos
Curso: administração

O Keynesianismo – Teoria Keybesiana
A Elasticidade – Preço

Teoria keynesiana

A era keynesiana iniciou-se com a publicação da “teoria geral do emprego dos juros e da moeda,” de John Maynard Keynes (1883-1946) em 1936 muitos descreveram a contribuição de Keynes como a revolução keynesiana. Na década de 1930, a economia mundial atravessa uma crise que ficou conhecida como a grande depressão, a realidade econômica dos principais países capitalista era criticada naquela época.
A teoria geral de Keynes, consegue mostrar que a combinação das politicas econômicas adotadas ate então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão. Para Keynes, numa economia e recessão não existem forças de auto ajustamento por isso se torna necessário a intervenção do estado por meio de uma politica de gastos públicos.
Os monetaristas estão associados a universidades de Chicago e tem como economistas de maior destaque Milton fridman.
Os fiscalistas ou keynesianos tem expoentes como James tabin (1918-2002).
Os pós-keynesianos tem explorado outros implicações da obra de Keynes, e pode se associar a esse grupo a economista joan Robinson (1903-1983), cujas as ideias eram em linhas gerais afinadas com as de Keynes, os pós-keynesianos realizam um leitura da obra de Keynes, procurando mostrar que ele não negligenciou o papel da moeda e da politica monetária.

Conceito de elasticidade

O conceito de elasticidade apresenta uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração publica, nas empresas a previsão de vendas é de extrema importância pois permite uma estimativa da reação dos seus consumidores em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e em seus salários.

Elasticidade e preço da demanda

A

Relacionados