Aulas virtuais
Mesmo que mudança na estrutura seja asvezes o que torna o líder vulnerável, um seguidor ou um entrante em potencial que conseguem compreender melhor a empresa existente talvez consiga também surpreender um líder. Nesse capitulo será apresentado uma estratégia para identificar lideres vulneráveis e como se atacar lideres de sucesso.
A regra fundamental em estratégia ofensiva e não atacar de imediato com uma estratégia imitativa.
Um ataque bem sucedido a um líder exige que o desafiante satisfaça três condições básicas:
Uma vantagem competitiva sustentável: Para desafiar um líder a empresa tem que ter vantagem no custo ou na diferenciação.
Proximidade em outras atividades: o desafiante devera dispor de formulas para neutralizar em parte ou inteiramente as outras vantagens do líder
Algum impedimento para retaliação do líder: È importante que o líder não sinta a retaliação pois se engatilhar uma resposta do líder ele pode esmagar o desafiante e forçar o desafiante a arcar com custos inaceitáveis.
A probabilidade de sucesso na obtenção de posição aumenta com a habilidade do desafiante em cada item citado, mas se o desafiante utilizar muito bem uma das funções pode safistazer a falta da outra .
Caminhos para o ataque a lideres
Três caminhos de ataque são possíveis:
Reconfiguração
Redefinição
Mero desembolso
Reconfiguração : Permite a um desafiante competir de um modo diferente, embora como mesmo escopo de atividade do líder. Um desafiante pode atacar um líder modificando o produto, tendo um produto com um custo menor, aumentando o marketing conseguindo altos níveis de conhecimentos da marca, mudança nas operações para reduzir os custos, a força de vendas o atendimento com um tipo diferente de vendedor. Uso de canais negligenciados pelos lideres ou uma ocupação antecipada antes dos lideres.
Redefinição: redefinir o escopo, quatro modos de redefinição:
Enfoque: Estreitar a base da concorrência sem