Aulas Pr Ticas De Qu Mica Nas Turmas De EJA
Área
Ensino de Química
Autores
R. da S. Filho, L.C. (IFRJ) ; R. P. de Almeida, C. (IFRJ) ; A. de Oliveira, C. (IFRJ) ; G. Barbosa, H. (IFRJ) ; A. de C. Mendes, C. (IFRJ) ; Veloso Machado de Almeida Vilela, G. (IFRJ)
Resumo
O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) possui como intuito melhorar o rendimento dos alunos do ensino médio. Entre 2009 e 2012 teve atividades realizadas no curso Técnico de MSI (Montagem e Suporte de Informática) da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do IFRJ campus Duque de Caxias, local onde os bolsistas do projeto também cursam Licenciatura em Química. Os bolsistas que participaram do projeto no IFRJ inicialmente realizaram práticas com três turmas de MSI, com aproximadamente 20 alunos por turma, totalizando um quantitativo de aproximadamente 60 alunos utilizando o laboratório de química básica do campus, planejadas com materiais de baixo custo.¹,² Atrelado a este contexto, os licenciados também ministraram aulas de reforço (monitoria).
Palavras chaves
Ensino de Química; EJA; PIBID
Introdução
No início do projeto as aulas práticas eram desvinculadas da teoria abordada em sala de aula pela professora titular das turmas, o que provocou o desinteresse dos alunos. Pelo curso técnico ser de MSI, os alunos não entendiam a importância da química para sua formação. Com a implantação do projeto nas turmas, aulas práticas passaram a ser ministradas regularmente, para que houvesse uma complementação da teoria e uma maior motivação por parte dos alunos. Os bolsistas em conjunto com a professora das turmas atendidas pelo projeto planejaram e executaram atividades práticas para serem executadas no laboratório de química básica do Instituto Federal, a partir do que se percebeu um aumento no interesse dos alunos4.
Material e métodos
Para a realização das aulas práticas foram utilizados materiais de laboratório como béquer, tubos de ensaio, pipetas, bastão de vidro e