Aulas de Filosofia (MODERNISMO)
A nova forma de ver o mundo, culminando no surgimento do Estado Moderno, composto de 3 elementos fundamentais: povo, território e soberania
Antropologização
Leviatã – Hobbes: O Estado deve manter poder absoluto sobre seus súditos. Simbolizado pela figura real, a espada e a coroa.
Soberania
Iluminismo – Alberti
Virtude (virtú)
Fortuna: A aleatoriedade do destino, que pode mudar de uma hora pra outra, sendo positiva (situação de bonança) ou negativa (negativa, prejuízos). Não depende da pessoa, a situação é acarretada pelo destino. Existem mecanismos para prevenir a má fortuna, sendo estes racionais. Exemplo: Previsão meteorológica/cálculos para minimizar os riscos e consequências da chuva.
Racionalismo: Corrente teórico, filosófico e cultural que possui como ponto central a razão, como característica fundamental do ser humano. É fundamental.
Jusnaturalismo tomista
Ordem natural – A lei natural é imutável, se organiza no universo de maneira coordenada. Não são contraditórias, e não podem ser mudadas. São dotadas de ordem lógica. Conseguimos conhece-las através da razão. Ao analisarmos junto às virtudes tomistas (fé, caridade, amor) e as demais, chegamos à “recta ratio”, que nos permite conhecer a ordem natural das coisas e que criemos outras leis jurídicas oriundas do direito natural, visando a melhora social.
Conceito de justiça: Prática do bem e benefício do coletivo
Jusracionalismo – Uma espécie de Jusnaturalismo racionalista. Assumem uma existência de uma lei natural, não são contraditórias entre si. Existem leis que existem pelo simples fato de existir o mundo, sendo imutáveis, estando presentes independente do tempo, espaço e à quem será aplicada. Não precisa estar atrelada à questão da fé.
14/01
- Rene Descartes
Século XVII
Razão
Verdade
Gnosiologia – Estudo sobre o conhecimento, o que é, como se dá, e como se acontece.
Não há 2 verdades contraditórias dentro do mesmo objeto e do mesmo campo de estudo. Não há verdade