Aula2anexoRtmica_20150902134217
358 palavras
2 páginas
METODOLOGIA DA ATIVIDADE RÍTMICA E DANÇAProf.ª Ms. Luciane M. O. Bernardi
Educar os movimentos
Impulsos
Transferências
Ritmo
Forma
Direções
Acentos
Fluência
Movimentos Orgânicos = Utilização do corpo como uma unidade, estabelecendo que os movimentos deveriam partir do centro de gravidade; exige uma completa integração de todas as suas ações.
Movimentos Naturais = Movimentos aprendidos, realizados com execução correta de seu desenvolvimento.
Modificações nas áreas = Cognitiva, Afetiva e Motora.
BENEFICIA A CRIATIVIDADE
O COMPORTAMENTO
EQUÍLIBRIO DA PERSONALIDADE
ORDENA OS MOVIMENTOS
INTELIGÊNCIA
RITMO
Pode-se considerar o ritmo, como sendo uma estruturação ou organização de fenômenos que se desenrolam no tempo, ou ainda, a duração dos acentos que formam os movimentos.
Cada pessoa tem seu ritmo próprio conforme seu temperamento, sua personalidade e sua maneira de ser; as características de cada um se refletem em suas ações, seus gestos.
Por meio de exercícios próprios que seguem uma sequência lógica de dificuldades, o aluno terá oportunidade de organizar o seu ritmo individual e mais tarde, terá atingido o seu ritmo normal, afastando os movimentos imperfeitos e imprecisos.
O acento que marca o início de cada movimento e o relaxar que marca o fim são diferentes um do outro, marcando assim, o seu ritmo próprio.
O treinamento do ritmo, além de contribuir para a descoberta da regularização do movimento dentro do tempo, ainda auxilia a coordenação de maneira alegre e econômica. Como o ritmo é a essência do movimento, a educação do ritmo está presente em todas as atividades rítmicas.
TIPOS DE RITMO
RITMO NA MÚSICA: combinações que podem variar até o infinito dos diferentes sinais de duração ou a combinação sempre variada das diferentes formas de movimentos, o ritmo varia em função do valor das figuras musicais.
RITMO NA EDUCAÇÃO: ajuda na educação integral do escolar no aspecto motor, social e afetivo.
RITMO INTERNO: relacionado do “eu” da pessoa, é