Balanço patrimonial seus tipos de equações
Entre os princípios da contabilidade, um dos mais importantes é o princípio da entidade, pelo qual a pessoa jurídica e seu patrimônio devem ser tratados de forma distinta das pessoas físicas ou jurídicas de seus proprietários e seus respectivos patrimônios particulares.
Com base neste princípio a contabilidade deve tratar a Pessoa Jurídica da empresa como distinta das pessoas físicas e, ou jurídicas dos proprietários.
O Balanço:
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, através da qual podemos ver a situação patrimonial-financeira de uma entidade em determinado momento, normalmente ao final de cada exercício social.
Graficamente, o Balanço é constituído de duas colunas: a do lado direito, denominado Passivo, identificamos os valores representativos do Passivo (obrigações da empresa) e Patrimônio Líquido (investimento inicial e as variações ocorridas, decorrentes das atividades); na coluna do lado esquerdo denominado Ativo identificamos os bens e direitos da entidade.
Representação Gráfica do Patrimônio:
Podemos representar o patrimônio por um gráfico em forma de “T”:
BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Bens Obrigações - Caixa
18.000
- Fornecedores
8.000
- Móveis
27.000
- Impostos a pagar
1.000
Direitos - Alugueis a pagar
2.000
- Clientes
20.000
- Salários a pagar
4.000
TOTAL
65.000
TOTAL
15.000
PL = 65.000 – 15.000 = 50.000
A Forma Básica: - Equação Patrimonial
Se Ativo = Bens + Direito
Passivo = obrigações com terceiros
PL = obrigações com sócios
Σ (B + D) = Σ (Obrigações)
A = P + PL PL = A - P
Nota: O balanço também pode ser apresentado de forma vertical, onde primeiramente é mostrado o ativo devidamente classificado e passivo seguido do patrimônio líquido, também devidamente classificado. 2.1- ATIVO
O ativo representa o conjunto de bens e direitos de propriedade da