Aula
Até o momento você leu, analisou, tirou dúvidas, colaborou com seus colegas e com o professor. Agora é com você!
Escrever é um exercício constante, assim como a leitura. O desafio de escrever um projeto e sua apresentação
(Introdução) é importante para que, no decorrer do curso, você e seus colegas estejam preparados para realizar as atividades propostas pelos professores do curso.
A leitura e a escrita de um texto científico são bem diferentes da de um livro comercial, de ficção ou romance.
O vocabulário, formato e estética, e principalmente o objetivo e o leitor, são outros.
É o mesmo que estar diante de um filme dirigido por Peter Joseph, Pedro Almodóvar ou Asghar Farhadi.
Essas obras cinematográficas não podem ser assistidas com o mesmo olhar que você dedica ao filme “Atividade
Paranormal”, pois o apelo e o objetivo se diferenciam, e o grau de entendimento e exigência também não são os mesmos. Temos de nos preparar para entender os dois tipos de filme e valorizá-los de acordo com objetivo e público para o qual foram concebidos. Quando temos um preconceito1 antes de ler, assistir e até experimentar um novo tipo de gastronomia, por exemplo, colocamo-nos de antemão de forma negativa ou positiva diante do objeto, o que não nos dá oportunidade de aproveitar novos tipos de comida. O mesmo vale para leituras ou obras de arte, por exemplo.
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na leitura do trecho sugerido do livro A trama do Conhecimento. Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa você viu como o processo de escrita científica exige atenção e cuidados diferenciados. Apesar de os autores se referirem a alunos de Pós-graduação, a questão metodológica é a mesma da Graduação.
Dê continuidade ao seu projeto. Ao final, você receberá as correções e terá a oportunidade de corrigi-lo e adequá-lo de acordo com as orientações de seu professor.