aula
Neste trabalho iremos apresentar as provas e funções musculares, é essencial que o profissional escolha e realize efetivamente testes que ajudem na resolução de problemas, para favorecer um diagnóstico diferencial, estabelecer ou modificar procedimentos terapêuticos melhorar a função e promover o alívio da dor, o teste muscular é parte integrante do exame físico, ele fornece informações da força do músculo que é utilizado para determinar a capacidade de músculos ou de grupos musculares de atuarem no movimento e sua capacidade de prover estabilidade e suporte, é através do teste que temos informações que não são obtidas por meio de outros procedimentos, são úteis para o diagnóstico eficaz no prognóstico e no tratamento de distúrbios neuromusculares e musculoesqueléticos.
1. MM. DELTÓIDES: ANTERIOR E POSTERIOR (POSIÇÃO SENTADA)
1.1 M. DELTÓIDE ANTERIOR
Figura 1 – M. deltóide anterior.
1.1.1 Paciente: sentado
1.1.2 Fixação: se os músculos de fixação escapular estiverem fracos, a escápula deve ser estabilizada pelo examinador. À medida que a pressão é aplicada no membro superior, uma contrapressão é aplicada posteriormente na cintura escapular.
1.1.3 Teste: abdução do ombro com discreta flexão, com o úmero em ligeira rotação lateral. Na posição sentada ereta, é necessário colocar o úmero em ligeira rotação lateral para aumentar o efeito da força da gravidade nas fibras anteriores. (A ação anatômica do m. deltóide anterior, a qual requer uma leve rotação medial, faz parte do teste do m. deltóide anterior em decúbito dorsal.)
1.1.4 Pressão: contra a superfície ântero-medial do membro superior, na direção da adução e da extensão discreta.
1.2 M. DELTÓIDE POSTERIOR
Figura 2 – M. deltóide posterior.
1.2.1 Paciente: sentado.
1.2.2 Fixação: se os músculos de fixação escapular estiverem fracos, a escápula deve ser estabilizada pelo examinador. À medida que a pressão é aplicada no