Aula N 12 Resumo De Aula 1
BACHAREL EM TEOLOGIA
1º semestre – 2015
Aula nº 12 – Monarquia - Aspectos Geográficos e Arqueológicos
Prof: Miguel Farinasso
A Monarquia.
A monarquia divide-se em dois períodos. O primeiro, é chamado de período do reino unido e o segundo, o período do reino dividido. No período do reino unido, três são os reis: Saul, Davi e
Salomão.
De modo especial, com Davi e Salomão, Israel se torna num império. Grande era o poder e o esplendor deste período. No entanto, foi de curta duração; ao todo, passaram-se 120 anos.
Saul é o primeiro rei. Saul tornou-se rei pelas mãos do profeta Samuel, em resposta ao clamor do povo, que pediu um rei (1 Sm 8.5). Os estados vizinhos eram todos reinos, e acreditavam piamente que os fracassos militares de Israel deviam-se a ausência de liderança e unidade. Antes de ser ungido rei em Gilgal, Saul liderou com êxito os israelitas contra os amonitas, para libertar JabesGileade. Numa serie de ações planejadas contra guarnições filisteias, os israelitas obtiveram várias vitórias contra o velho inimigo “desde Micmas até Aijalom” 1 Sm 14. Auxiliado pelas táticas de emboscadas de seu filho Jonatas, Saul obteve a célebre vitória de Micmás.
Ele desenvolve um bom governo até determinada época, quando, depois de sua desobediência, fazendo o que não deveria fazer (1 Sm 13.8-23), é substituído pelo Senhor por outro melhor do que ele (1 Sm 15.24-28). Saul é um homem complexo, cheio de nódoas em seu caráter.
Diz a Bíblia que se tornou um homem possesso de demônios ao mesmo tempo em que é tomado por profunda ira e cólera (1 Sm 16.14-23). Morre por mãos de seus inimigos (1 Sm 31.1-13), não somente ele, mas quase todos os seus filhos, sobrando apenas Isbosete (2 Sm 2.8-11).
Davi é escolhido rei em seu lugar. Ele é o grande referencial de rei e servo de Deus. Homem de múltiplos dons e variados talentos, é certamente um destaque dentro da história de Israel. Poeta, músico, militar, pastor e rei, assim é Davi, um homem eclético e