Aula tema 8
Presidente proibiu uso de calças curtas ou saias justas e curtas. Objetivo é obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime.
(Do G1, com agências – 23/04/2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL25763-5602,00-POLICIA+E+EXERCITO+DO+IRA+PRENDEM+MULHERES+POR+ROUPAS+INAPROPRIADAS.html . Acesso em 30/05/2010)
A polícia e o exército iranianos prenderam cerca de 300 mulheres por roupas inapropriadas e deram um ultimato a cerca de 3.500 outras nos últimos dois dias em Teerã, capital do país.
A ordem da polícia é deter as iranianas que se vestem ao "estilo ocidental" ou que não usam o véu islâmico obrigatório no país. Enfim, está proibido o uso de calças curtas ou saias justas e curtas, assim como os lenços pequenos que deixam de fora parte do cabelo da mulher.
A medida tem como objetivo obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime xiita do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
O denominado "plano para a luta contra o mau véu" foi aplicado no passado, mas só durante os meses de verão, nos quais o insuportável calor obrigava as mulheres a tirar de forma parcial o véu ou o "xador", vestimenta que cobre todo o corpo da mulher, da cabeça até os pés.
A partir deste ano, "será uma luta permanente", segundo a "Irna", agência oficial de notícias iraniana.
As mulheres presas só são soltas depois que um homem da família (pai ou irmão) vá até a delegacia e obrigue a mulher a usar as vestimentas tidas como certas pelo regime.
Sobre o fundamentalismo religioso é correto afirmar