O papel e a responsabilidade do pregador antes da pregacao da palavra
Maria Madalena Moreira
Prof. Adelço Morais
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Curso Livre em Teologia (1ª Série) – Homilética
03/10/11
INTRODUÇÃO
O papel e responsabilidade do pregador esta muito alem de puro e simplesmente levar ou pregar a palavra, pois Ele tem como missão pregar o Evangelho (boas Novas) ser por voz entre Deus e seu povo. O pregador deve ter um caráter irrepreensível. Sua vida deve condizer com que prega no altar. O estudo diário da palavra, a oração é primordial, bem estar atualizado com ou ter informação política, economia. Pregar palavras que edifique seu povo dentro de uma realidade que vive em face de isso a importância de saber o que esta ocorrendo no mundo secular. Palavras de discernimento, palavras de sabedoria, palavras que saibam como agir diante atribulações, armadilhas que o inimigo coloca para cegar o povo de Deus. Trazer palavras que edifique suas vidas e não fazer um show como se fossem artistas de púlpito mas sim pregadores da palavra para transformação de vida.
DESENVOLVIMENTO Pregador nos dias atuais é o profeta de Deus, aquele que comunica a voz de Deus para seu povo.
No entanto antes do preparo da mensagem o pregador dever cuidar-se de si mesmo. O pregador deve apresentar-se como obreiro aprovado, sua conduta, caráter e atitude devem refletir em seu caminhar junto ao povo de Deus. Sua vida é espelho para os demais O pregador tem que ter um preparo, físico, intelectual e espiritual.
A leitura da palavra deve ser com afinco, “Não se aparte de sua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (BIBLIA Josué 1:8).
Jesus o maior pregador que já existiu, Jesus pregava as boas novas, falava do reino de Deus e sua justiça.
Infelizmente hoje o foco de alguns pregadores é