Aula tema 6 projeto multidisciplinar
Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica perceberam que não seria possível converter os índios a fé católica, sem que soubessem ler e escrever. Ao chegarem aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes a língua e a religiosidade Europeia, trouxeram também os métodos pedagógicos.
Devido ao fracasso do sistema de capitanias hereditárias. O Estado Português precisou encontrar alternativa para a dominação da terra do novo mundo assim teve como principal diretriz a conversão dos indígenas a Fe católica pela catequese e pela instrução. Percebe-se que o ensino, esta nesse contexto estritamente ligado ao projeto colonizador dos portugueses.
O ensino deveria “doutrinar” os habitantes da nova terra para proporcionar a dinamização da vida na colônia só assim a metrópole poderia colher os frutos desejados.
Nesse contexto foi que os missionários religiosos, sobretudo os jesuítas se constituíram nos agentes fundamentais para catequização dos índios, assim pretendia-se que através da religião, estes aos poucos fossem incorporados a cultura europeia e consequentemente perdessem todas as suas referencias culturais que serviam de empecilho para o projeto colonizador .Dessa forma a escolarização das primeiras letras se processou como um elemento de instrução ao projeto catequizador uma vez eu era preciso instituir uma unidade linguística e cultural na colônia.
2. Como os preceitos religiosos foram se extinguindo ao longo dos processos educacionais? Isto é de que maneira foram substituídos.
O método de ensino dos Jesuítas funcionou durante vários anos, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentaram-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos