aula tema 2,comunicaçao,linguagem e produçao de sentido
Communicare, do latim, significa tornar comum. Comunicar é tornar uma ideia comum a todos. Portanto, sem a comunicação não poderíamos compartilhar pensamentos e emoções. Nunca o ser humano teve acesso a uma série tão grande e variada de informações como a experimentada na atualidade. Nos dias de hoje, os meios de comunicação nos permitem entrar em contato com informações do mundo inteiro.
Partindo do pressuposto de que a comunicação é fundamental para a vida em sociedade, fica simples entender que devemos cada vez mais aprimorar as técnicas de comunicação. Para entendermos tais técnicas, precisamos primeiramente entender a linguagem. A comunicação acontece por meio da linguagem. Sem linguagem não há comunicação. Conforme o pensamento e a linguagem se sofisticaram, as técnicas de comunicação se desenvolveram.
Para a comunicação acontecer, é preciso que haja primeiramente um emissor, aquele que transmite uma mensagem e pode ser uma pessoa ou uma organização. É preciso também que haja um receptor ou grupo de receptores para recebê-la. O emissor deve escolher um meio adequado para transmitir a sua mensagem, com o objetivo de ser entendido pelo receptor. São exemplos de meio ou canal a televisão, o jornal, o rádio, o telefone, a internet, a própria voz e corpo humano.
Se o receptor não compreendê-la, não houve comunicação. Aos empecilhos que impedem a transmissão ou dificultam o entendimento da mensagem, damos o nome de ruído. Como o entendimento do receptor é fundamental para o processo comunicacional, não podemos deixar de citar o feedback como elemento básico da comunicação. O modelo apresentado foi elaborado na primeira metade do século XX, por Harold Lasswell, pesquisador norte-americano. A este modelo deu-se o nome de Fórmula de Lasswell.
Como foi afirmado anteriormente, não existe comunicação sem linguagem. E não existe linguagem sem código. A língua portuguesa em sua forma escrita, por