Aula Schilick
Sentido e verificação
As questões filosóficas são paradoxais, Se eu não compreendo, não sei manejar, pois se não sabemos utilizar não conseguimos compreender, é preciso compreender os sinais (palavras) para então maneja-lo
Distinção entre proposição (expressão escrita, possui sentido e verificação) e sentença, frase(posso compreender, mas ainda não compreendi)
Regras lógicas permitem transformar frases em proposições. Algo sem sentido passa a ter sentido, um a virada linguística.
Primeiro método: tradução comum
Segundo método: compreensão mais profunda da natureza de significação, transformando uma sentença numa proposição com regras lógicas.
Transformando problemas filosóficos em proposições paradoxais
Cometemos o erro de acreditar que conhecemos as palavras, sendo que muitas vezes não conseguimos emprega-las corretamente. Quando fazemos traduções simples os problemas começam a aparecer. Cada palavra tem um determinado sentido, somente dentro de um contexto definido, na qual foi adaptada.
Os sinais possuem uma significação, mas não possuem sentido.
O principio de verificação: o significado de uma proposição constitui o método de sua verificação. As questões só podem ser consideradas verdadeiras se existir um método para verifica-las, Quando não há um método de verificação a questão carece de sentido, mas não pode ser considerada verdadeira nem falsa, apenas carente de sentido.
Quando não posso dar uma definição ostensiva, preciso apelar para o contexto. Quando tenho uma definição indicativa não preciso de um conhecimento anterior, quando tenho uma definição verbal eu preciso de um conhecimento anterior.
O conhecimento anterior é o conhecimento das palavras.
Só há sentido quando há verificação. E só pode haver verificação na experiência.
A definição verbal exige que conheça a palavra, não necessário que seja verificável.
Schilick, transforma a experiência em algo analítico.
Aula 08/11/13 A semântica não se justifica