Aula prática:vidrarias e materiais
DISCIPLINA: PRATICAS EM BIOMEDICINA I
PROFESSORA: KEIKO YOSHIOKA
RELATÓRIO
AULA PRÁTICA: VIDRARIAS E MATERIAIS
ANNI CAROLLINI
ISMAEL MOREIRA
THAYNNA RODRIGUES
PARNAÍBA
2012
1. Introdução
As vidrarias são produzidas com a finalidade de utilizá-las em experimentos científicos, análise de substancias, medição e transferência de líquidos. A importância do vidro na produção de instrumentos para laboratório se dá pela sua transparência, possibilitando melhor visualização no experimento, além de ser muito resistente ao calor e não apresentar alteração por ser um material inerte.
Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparecia, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte.
Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos.
Dentre os instrumentos de vidraria para laboratório encontra-se: balão volumétrico, béquer, erlenmeyaer, tubo de ensaio, kitassato, proveta, almofariz, funil, pipeta, dentre outros.
2. Objetivo
Adquirir conhecimento sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos laboratoriais para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
3. Material e métodos
* Copo de Becker 500 ml (Satélite) * Erlenmeyer 500 ml(Astral Cientifica) * Balão de fundo chato 500 ml (Qualividros) * Funil de vidro (sem marca) * 500 ml de água destilada
Inicialmente foi realizada a transferência do conteúdo do Erlenmeyer (500 ml de água) para o Becker (500 ml). Logo em seguida a transferência do Becker para o balão de fundo chato (500 ml).
4. Resultado e Discussão
Observou-se que na transferência do líquido do Erlenmeyer para o Becker, o volume ficou muito acima do menisco (100 ml). Na