Aula pratica
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
Relatório da aula laboratorial
2º ANO – Medicina Geral – 2014
DOCENTES: ANA PAULA MONDEGO E TOMÁS ZIMBA
Discentes:Artur Valente. Luís Felisberto.
Tema: Microrganismos no meio
Objectivos:
*Verificar a ubiquidade dos microorganismos; *Ressaltar a importância de um meio de cultura; *Ressaltar a importância de métodos de assepsia.
Resultados:
Placa Nº total de colónias Esquema da placa Descrição das colónias predominantes
Unhas >100 Das colónias predominantes, observou-se dois tipos de colónia: 1- colónia pequena, punctiforme, inteira quanto a margem, de superfície lisa/macia e brilhante, plana quanto a sua elevação e de pigmentação branca. 2- colónia grande, de formato irregular, ondulada quanto a sua margem, de superficie lisa/macia, plana quanto a sua elevação, e de pigmentação branca tendo a sua periferia mais opaca em relação ao centro.
Bancada
>100 Das colónias predominantes observou-se dois tipos distintos: 1- colónia pequena, rizóide, de margem ondulada, de superficie lisa/macia, convexa quanto a elevação, e de pigmentação amarela. 2- colónia grande, circular, de margem inteira, de superfície lisa/macia, plana quanto a elevação, e de pigmentação branca.
Conclusões:
- Sendo que os microorganismos são seres ubiquos, é necessário que se adopte medidas severas de assepsia na prática laboratorial, para que experiência alguma seja comprometida pela intervenção de outros microorganismos não desejados; e visto que na prática laboratorial os microorganismos crescem num determinado meio de cultura, estes meios servirão não só para o crescimento e manutenção de colónias, mas, também dão-nos informações básicas para posterior identificação de determinadas espécies de microorganismos.
Nome: Artur Valente e Luís Felisberto.