Aula Parana
2 Conteúdos Estruturantes: Relações de Trabalho e Relações de Poder.
2.1 Conteúdo Básico: Movimentos sociais, políticos e culturais e as guerras e revoluções. 2.2 Conteúdo Específico: A revolta de 1957 no Sudoeste do Paraná.
3 Objetivo
•
Compreender as razões para o conflito entre jagunços e colonos no sudoeste do
Paraná em 1957.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas
5. Justificativa
O momento de embate entre colonos e jagunços no sudoeste do Paraná passou a ser conhecido como “Revolta de 1957” e marca um episódio onde os colonos venceram, conseguiram expulsar os jagunços e conquistaram juridicamente a propriedade das terras. Essa parte da história paranaense pode ser interpretada à luz da historiografia identificada com a Nova Esquerda Inglesa, onde os eventos ocorridos com grupos vistos como inferiores ou despossuídos ganham visibilidade, pois “(...) procuraram analisar a concepção de poder de forma a apresentar outros atores sociais e outros espaços de poder, o que ficou conhecido como a história vista de baixo”. (PARANÁ, 2008, p. 55).
Essa abordagem permite aos estudantes se reconhecerem como sujeitos históricos e rompe uma visão positivista, onde apenas os feitos dos “grandes heróis” eram reconhecidos como eventos históricos. Além disso, a inserção desse conteúdo visa cumprir a Lei n. 13.381/01, que torna obrigatório o ensino de História nos Ensino
Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.
6. Encaminhamento
1ª Aula
Para iniciar essa sequencia de aulas sobre a Revolta de 1957, o professor exibirá essas duas fotografias sem mencionar qualquer informação sobre elas.
Disponível em: Revolta de 1957.
.
Acesso em: 08 ago. 2013.
Disponível em: Revolta de 1957.
.
Acesso em: 08 ago. 2013.
Durante a exibição das fotografias, o professor provocará os estudantes com as seguintes questões:
1. Em qual parte da cidade essa foto foi tirada?
2. Qual a expressão das pessoas