Aula estruturas 01
Fernando Uchôa
Concepção de Modelo Estrutural
1) Domínio de estudo • Definição: Análise de Estruturas é a parte da Mecânica que estuda as estruturas, determinando esforços e deslocamentos a que ficam submetidas quando solicitadas por agentes externos (carregamentos, variações térmicas, movimentação de seus apoios).
As estruturas se compõem de um ou mais elementos, ligados entre si e ao meio exterior, de modo a formar um conjunto estável capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde as solicitações externas encontram seu sistema estático equilibrante.
Elementos das Estruturas
Os elementos das estruturas possuem três dimensões. Sendo assim, podem ocorrer três casos: A. Duas dimensões são pequenas em relação à terceira; B. Uma dimensão é pequena em relação às outras duas; C. As três dimensões são consideráveis.
• Caso A: Corresponde à maioria das estruturas, com a dimensão maior sendo o comprimento da peça, estando as outras duas situadas no plano perpendicular (plano da seção transversal). Nesse caso, o estudo estático da peça, que será denominada barra, pode ser feito como unidimensional, considerando-a representada pelo seu eixo (lugar geométrico dos C.G. de suas seções transversais).
(Continuação do Caso A) Uma barra pode ser dita reta ou curva, conforme seu eixo seja reto ou curvo. Conforme os eixos das diversas barras que compõem a estrutura estejam ou não contidos no mesmo plano, a estrutura é chamada plana ou espacial.
• Casos B e C: O caso B é o das placas e cascas, cuja espessura é pequena em presença da superfície do elemento, plana ou curva. O caso C é o dos blocos (caso de barragens). Esses casos não serão abordados nesta disciplina.
Cascas
• Precisão da Teoria: A teoria aqui desenvolvida tem precisão excelente para barras cuja relação do comprimento para a maior dimensão da seção transversal seja superior a 10:1, apresentando ainda boa