AULA DE HPV
Profª Valéria Alcoforado Pereira
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS.
Há muitos soropositivos que vivem sem desenvolver a doença mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
AIDS
A AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
(do inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome), caracteriza-se por uma profunda imunossupressão associada a infecções oportunistas, neoplasias secundárias e manifestações neurológicas.
O Síndrome: grupo de sinais e sintomas que,uma
QUE SIGNIFICA?
•
vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.
• Imunodeficiência: Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como vírus, bactérias, protozoários e outros.
O QUE SIGNIFICA?
Adquirida: não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A Aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
O HIV destrói os linfócitos – células responsáveis pela defesa de nosso organismo – tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
ETIOLOGIA
Retrovírus RNA
Frágil no meio externo. Inativado com hipoclorito, glutaraldeído. Sobrevive por uma hora no meio externo
Possui capsídio de membrana fosfolipídica dupla, com duas glicoproteínas: gp120 - liga-se à membrana dos linfócitos T (CD4);
ETIOLOGIA gp41 - facilita fusão viral com membrana da célula do hospedeiro, além de proteger o ácido nucléico viral
(genoma).
Seu genoma contém duas moléculas de RNA com
inúmeros