Estética
Alunas: Amanda Sanitá de Jesus e Ivone Xavier Martins
Jales, 2014
UniJales – Centro Universitário de Jales
O envelhecimento e suas formas de tratamento
Alunas: Amanda Sanitá de Jesus e Ivone Xavier Martins
Curso: Estética, 1º ano
Disciplina: Projeto Integrador 1
Profº: Wederson do Livramento
Resumo
O envelhecimento e suas formas de tratamento
As características do envelhecimento cutâneo são um fenômeno natural invencível que vai se acentuando com o passar dos anos. Para isso há técnicas terapêuticas, porém nenhuma leva a efeitos milagrosos e as maiores solicitações estéticas, são a dos homens.
O envelhecimento da pele é o resultado de inúmeros fatores como: genético, hormonal, ambiental (condições atmosféricas, sol, fumo), nutricional, mecânico; pode-se afirmar assim que há muitas modificações no plano histológico.
Um exemplo dos sinais de envelhecimento cutâneo extrínseco fotoinduzidas são as rugas, as quais são mais visíveis.
Com o avançar da idade os sinais vão se acentuando e produz-se um descaimento da junção dermopidérmico, a qual pouco a pouco perde sua ancoragem e sua adesão com as fibras elásticas da derme superficial, que faz uma subtensão na rede das fibras de colágeno. O sistema fibular se altera, ocasionando a perda da elasticidade cutânea.
Os tratamentos preventivos consistem em lutar contra os fatores agravantes externos, como exemplo:
Proteção solar ou fotoproteção ( o sol age como um acelerador do envelhecimento, para minimizar seus efeitos, impõe-se uma fotoproteção eficaz contra os UVB e contra uma parte dos U.V.A e deve se iniciar bem cedo, desde a infância o uso com o protetor solar.
Cuidados cosméticos com o rosto (os quais mantêm a hidratação da epiderme e restaura a película hidrolipídica da superfície).
Produtos hidratantes (mantêm a boa hidratação da pele).
Substâncias contidas na derme, como: ácido hialurônico,