AULA DE FHTM
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ESTUDO DIRIGIDO
Disciplina: FHTMSS I
Docente: Eliane M. M. Amicucci
Curso: Serviço Social
1° Semestre/2012
Nome do aluno:____________________________________________________
Com base nos textos estudados a partir do livro Identidade e Alienação de Maria Lúcia Martinelli, responda as seguintes questões: (valendo de 0 a 2,0 pontos)
Texto: Racionalização da prática da assistência
1-) Comente como foi se desenvolvendo a questão da “ajuda aos pobres” – caridade – desde a Antiguidade, passando pela reforma Protestante (crítica ao Lutero ao modo como a igreja participava dessa ajuda) e, prosseguindo nos séculos seguintes, no qual começa a ocorrer uma intervenção do Estado, no sentido de sistematizar/organizar a questão da assistência social prestada aos “pobres”. Aponte qual era o objetivo dessa prática de “caridade” junto aos pobres. Comente esse desenvolvimento com suas palavras.
2-) Sabe-se que a assistência social ainda no século XIX não era legitimada, assim a caridade se fazia presente no cotidiano dos agentes sociais. Nesse sentido, quais foram, no século XIX, as primeiras tentativas de organização da caridade, tendo como interventor o Estado? Pontue a primeira legislação sobre a Assistência Social – Poor’ s Law – Leis dos Pobres. E, procurem também identificar semelhanças ou diferenças nesta organização com relação ao período anterior, ou seja, quando a caridade era prioridade da igreja.
3-) Quais as influências de Florence Nightingale e Octavia Hill no que diz respeito à racionalização da prática da assistência social?
Texto: A marcha do proletariado contra marcha da burguesia
4-) É através do surgimento do capitalismo que se institui a sociedade de classes. Pontue a resistência dos trabalhadores frente aos “novos” modos de produção capitalista, e de que forma os capitalistas atrelados ao Estado reagiam frente a essa situação?
5-) Em relação a