Aula de economia politica
05-09-12 economia política.
Circulação
É a analise da economia que visar analisar como ocorre a circulação dos bens econômicos, incluindo as coisas, serviços e usos, envolvendo desde a matéria-prima até o produto final para que então chegue a nós consumidores. Serve também de parâmetro para o governo analisar como está o desenvolvimento das atividades econômicas e ainda a relação oferta e procura. Dentro desta análise da circulação destaca-se também a questão da troca que pode ser tanto de produto por produto, coisa por serviço que é aquela considerada direta ou ainda, coisa e serviço por dinheiro que é a indireta.
Demanda e Oferta
Demanda: Afora o custo do produto a demanda e a oferta são outros sinalizadores que influenciam no preço final de um produto. A demanda é compreendida com a quantidade de uma coisa ou serviço que se deseja adquirir. Os dois elementos principais da demanda é a vontade de adquirir a coisa ou serviço e os recursos econômicos, desta forma quanto maior o poder aquisitivo maior será também a demanda. Para o estado brasileiro a análise da demanda agregada que e um termo macro econômico que designa tudo que se comprou no país em determinado tempo. É fundamental para a analise de como estão desenvolvidos os setores econômicos e qual o poder aquisitivo da população. Para o empresariado existe a demanda efetiva que é uma previsão feita antes do lançamento de um determinado produto, a fim de observar qual será a receptividade pelo mercado consumidor.
Oferta:É a quantidade de produto ou serviço colocada a disposição do mercado consumidor, e a mesma tem relação com o preço do produto que engloba o seu custo efetivo, neste sentido o aumento da oferta em regra geral leva a diminuição do preço, em contrapartida a escassez de oferta leva ao aumento do preço.
Mercado É o lugar onde se regulam e se negociam determinados produtos dentro do conjunto das relações entre a demanda e oferta. É este