Acompanhamento farmacoterapeutico oncologico
Seguimento do Tratamento Farmacológico personalizado como a prática profissional na qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas com os medicamentos. Isto se realiza mediante a detecção, prevenção e resolução de problemas relacionados com os medicamentos (PRM). Este serviço implica um compromisso, e deve ser fornecido de forma continuada, sistematizada e documentada, em colaboração com o próprio paciente e com os demais profissionais do sistema de saúde, com o objetivo de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
O Método Dáder se baseia na obtenção da história Farmacoterapêutica do paciente, isto é, os problemas de saúde que ele apresenta e os medicamentos que utiliza, e na avaliação de seu estado de situação em uma data determinada a fim de identificar e resolver os possíveis Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente. Após esta identificação, se realizarão as intervenções farmacêuticas necessárias para resolver os PRM e posteriormente se avaliarão os resultados obtidos. http://www.pharmanet.com.br/atencao/metododader.pdf
Fluxograma do Estabelecimento do acompanhamento farmacoterapêutico
O farmacêutico deverá entrosar-se à equipe interdisciplinar que assiste ao paciente portador de câncer em uso dos medicamentos e acompanhá-lo, em cada visita sua, à Seção de Farmácia em busca do medicamento prescrito para mais um período de tratamento.
Analise do prontuário pelo farmacêutico
Análise prévia do prontuário médico pelo farmacêutico com registro de informações relevantes ao acompanhamento do paciente, como dados pessoais, hábitos alimentares, outras comorbidades, uso de outros medicamentos e informações adicionais.
Termo de consentimento livre esclarecido
Na primeira entrevista com o farmacêutico, o paciente deve ser informado sobre o objetivo do acompanhamento farmacoterapêutico