AULA DE CAMPO: OBSERVAÇÃO DE UM JOGO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DO JOGO
Docente: Elizabeth Jatobá Bezerra Tinoco
AULA DE CAMPO: OBSERVAÇÃO DE JOGO EM UMA SITUAÇÃO REAL
Natal – RN
Introdução
Sem a intenção de intender a complexidade do jogo como palavra, os participantes da atividade (jogo de futebol) observada apresentam várias características que possibilitam a elaboração e visualização de um jogo. Todos eram dotados de liberdade na participação, criavam as regras e determinavam o tempo. Tentavam manter a ordem para não “estragar” e continuar com a harmonia do jogo. A atividade, realizada entra amigos e familiares, se caracterizou como um momento de lazer, diversão e interação, porém havia uma disputa já que o jogo possibilitava um vencedor.
Caracterização da atividade
Foi observado um jogo de futebol, de certa forma, competitivo, mas sem qualquer espécie de prêmio ou recompensa material. A liberdade na participação imperava e a diversão foi atingida.
Contexto espacial, temporal e do grupo
A realização da atividade foi feita em um campo gramado com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. A dimensão das traves era de 4 metros de largura por 2,25 metros de altura. Foi utilizada uma bola considerada oficial do futebol profissional.
O jogo foi dividido em dois tempos de 25 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles, tendo início às 16 horas da tarde. O dia ensolarado e a baixa quantidade de ventos contribuíram para a realização da atividade.
O grupo que participou do jogo era composto por 14 pessoas do sexo masculino, sendo 12 jogadores com idade maior que 50 anos e dois goleiros com idade menor que 20 anos. Com base em critérios técnicos elaborados pelos próprios participantes, o grupo foi dividido em duas equipes de sete jogadores, ambas com um dos jovens goleiros.
Dinâmica do jogo
OBJETIVOS
REGRAS
ESTRATÉGIAS