FichadeAcompanhamento 2014 Estudante
3095 palavras
13 páginas
Em uma aula de Educação Física, como podemos identificar se o enfoque é a competição ou a cooperação? Quais os parâmetros que devemos utilizar para analisar uma aula de Educação Física? O que estas perguntas indicam? Bem, existem muitos aspectos que precisam ser conhecidos e aprofundados, para que a observação seja efetiva. E realizar uma observação crítica de uma situação pedagógica não é tão simples quanto parece.
Nesta Unidade, vamos conversar um pouco sobre as técnicas de observação aplicadas à prática da Educação Física.
Objetivos
Ao finalizar esta Unidade, esperamos que você possa:
Vivenciar técnicas de observação participante;
Identificar critérios para a observação de aulas de Educação Física;
Elaborar relatórios de observação.
_____________________________________________
* Especialista em Pedagogia do Movimento Humano e professor da Universidade de Brasília. (Contato: juarez@unb.br).
** Ph. D. em Kinesiology, pela University of Waterloo, Canadá. Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade de Brasília. (lcsantos@unb.br).
1.1 Técnicas de Observação direta e Participante
Você se lembra de alguma situação em um jogo de futebol, quando o juiz não marcou a falta a favor do seu time? Será que ele não marcou porque estava muito longe da jogada, ou porque para ele a atitude do jogador não foi tão grave, a ponto de ser considerada uma falta?
No nosso dia-a-dia, existem muitas situações em que a percepção sobre um determinado evento pode variar de pessoa para pessoa. Dessa maneira, para analisar uma aula de Educação Física, precisamos aprender um pouco sobre as técnicas de observação.
“Olhar” e “ver” são processos perceptivos bem diferentes. Muitas vezes estamos olhando para um determinado evento e não identificamos os detalhes.
Para ver é necessário selecionar um foco de atenção dentro do contexto em que estamos olhando. No campo da percepção, isto é conhecido