Aula Antropologica Pensamentos de Durkein
1993 palavras
8 páginas
O PROBLEMA DAS RELAÇÕESINDIVÍDUO E SOCIEDADE
Prof. MsC. Marcos Macedo
Antropologia Jurídica
O PROBLEMA DAS RELAÇÕES
INDIVÍDUO E SOCIEDADE
- ÉMILE DURKHEIM -
Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858, na cidade de Épinal, na região francesa da
Alsácia-Lorena. Formou-se na Escola Normal
Superior de Paris em 1882. Lecionou filosofia nos liceus de Sens, Saint-Quentin e Troyes entre
1882 e 1885. Em 1887, aos 29 anos de idade, tornou-se responsável pela cátedra de sociologia na Universidade de Bordéus, onde começou a escrever algumas de suas obras. Em
1902, de volta a Paris, foi nomeado assistente na cadeira de Ciência da Educação, e, em 1910, transformou-a em cadeira de Sociologia.
A sociologia de Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, por meio dos quais é possível apreender o que é uma sociedade.
Essa preocupação tem origem no positivismo, pensamento social atuante na França do século XIX, que procurou estudar a sociedade da mesma forma como ocorre nas ciências naturais.
Segundo Durkheim, o fato social é tudo aquilo que pode ser considerado como coisa, ou seja, tudo o que existe nas sociedades humanas e que pode ser tratado da maneira como a Física estuda os corpos e seus movimentos. Nas palavras do próprio autor, o fato social “é toda aquela maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”.
O FATO SOCIAL
“é um fato social toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”
03 CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
Fato Social
Generalidade
Coercitividad e Exterioridade
GENERALIDADE
Generalidade é a característica que qualifica um fato como social. De acordo com essa particularidade, é social todo fato que é geral.
Isso significa que é considerado fato social tudo o que é repetido em todos os indivíduos e