Aula 9 Anomalias Leucocit Rias

559 palavras 3 páginas
ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS
DOS LEUCÓCITOS
As patologias relacionadas à série branca abrangem as alterações quantitativas e qualitativas, anomalias e doenças mielo e linfoproliferativas de caráter reacional ou malignas.

MSc Eliamara B. Sabino

Anomalias leucocitárias
• São alterações de forma e função dos leucócitos
• Quando há alteração de forma geralmente há alteração de função, com possíveis manifestações clínicas • Classificação:
• Anomalias leucocitárias propriamente ditas  alteração da forma e função
• Anomalias funcionais dos leucócitos  perda de adesão, incapacidade de produção de peroxidases, síndrome de leucócito preguiçoso

Anomalias leucocitárias de caráter hereditário

-

Autossômica dominante
Anomalia de Pelger-Huet
Anomalia de May-Hegglin
Hipersergmentação e gigantismo

• Autossômica recessiva
- Anomalia de Alder-Reilly
- Anomalia de Chediak-Higashi

HEREDITÁRIAS
 Anomalia de Pelger-Hüet  alteração nuclear em que a maioria dos neutrófilos apresenta núcleos bastonados ou bilobulados, cromatina mais condensada .

HEREDITÁRIAS
 Síndrome de Chediack-Higashi  é uma anomalia de citoplasma e está associada com grânulos neutrofílicos gigantes. É observada nos neutrófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos. As crianças afetadas têm em geral uma neutropenia e trombocitopenia associada e sofrem de infecções graves recidivantes. O exame clínico revela freqüentemente albinismo parcial e acentuada hepatoesplenomegalia. A maioria morre na infância por infecção ou hemorragia.

HEREDITÁRIAS
Anomalia

de Alder-Reiley  Os neutrófilos anormais apresentam grânulos azurófilos de cor violeta-púrpura, podendo ocupar citoplasma e núcleo. Na variante completa atinge todos os leucócitos. Na forma incompleta os grânulos são de menor tamanho e atinge uma só parte dos granulócitos, acometendo todos os basófilos e respeitando os eosinófilos. É uma anomalia de citoplasma.

HEREDITÁRIAS
 Anomalia de May-Hegglin  condensações anormais de RNA, como inclusões

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas