Aula 8 de literatura 2015
Sabe-se que a linguagem poética é marcante nas produções literárias destinadas às crianças, e é considerada uma arte na combinação de palavras, sentimentos e pensamentos que são expressos nas poesias. A esse respeito, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 221) ressalta: "comecemos por lembrar que a essência da poesia arraiga em um certo modo de ver as coisas. Uma visão que vai além do visível ou do aparente, para captar algo que nele não se mostra de imediato, mas que lhe é essencial".
Compreende-se que a poesia, como gênero literário, se caracteriza pela possibilidade de expressar sentimentos, valores, ideias de uma forma implícita, pois cada leitor pode apreciá-la da sua forma, do jeito que lhe toca o coração e a mente, assim como um significado oculto que vai sendo desvendado com a leitura e imaginação do leitor. Nesse sentido, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 222) afirma que "É essa a magia da palavra poética – multiplica-se em diferentes sentidos, dependendo do olhar e do espírito de quem a lê".
A constituição primeira da poesia são as palavras, mas não pode se resumir a esse aspecto, pois também contempla a imagem expressa por emoções, sensações, ideias quando se alia a imagens que representam símbolos, metáforas, e ainda a sonoridade de rimas, ritmos que evidenciam de certa forma um arranjo de palavras considerado como um jogo lúdico.
A autora nelly Novaes Celho (2000) ressalta outras finalidades e virtudes da poesia e de sua característica como linguagem poética ao expressar que possibilita à criança, pequena leitora, descobrir a realidade que a circunda, de forma a compreender as coisas, situações e eventos que fazem parte de seu cotidiano; ter consciência de si própria e do meio no qual convive; enriquecer sua intuição, tão necessária para compreender o que está além das aparências, e aprender a comunicar-se de forma eficaz com os outros.
A poesia, assim como outros gêneros literários, acompanha o