Aula 7 Planejamento De Manut
Rotina e responsabilidade do planejamento receber todas as ordens de serviço; fazer a triagem e direcionamento às especialidades requeridas; listar toda documentação necessária; prover material e ferramental a ser utilizado.
Em situações especiais quando extrapola o âmbito do planejamento, por exemplo, necessidade de projetos, viabilidade econômica, o setor de Engenharia de Manutenção deve ser acionado para viabilizar a intervenção.
Cumpridas essas exigências, o setor de programação deve ser acionado para elaboração do cronograma de execução.
Sequência lógica para o planejamento:
É uma relação de atividades que possibilita ao planejador atingir o plano de operação e emitir os documentos necessários.
Consiste em: elaborar cronograma de tempo, especialidades e número de profissionais por especialidades; elaborar a seqüência lógica das operações de trabalho, utilizando-se para isso de ferramentas como: diagrama espinha de peixe; diagrama PERT- CPM; diagrama de barras (Gantt), indicando as equipes de trabalho; emitir ordens de serviço, lista de materiais, relação de serviços por especialidades e toda a documentação necessária.
Diagrama espinha de peixe Consiste na construção gráfica simples que permite visualizar rapidamente a seqüência lógica das operações.
Em situações menos complexas e que envolva apenas uma especialidade, pode se utilizar também o diagrama de barras ou Gantt.
Diagrama de Gantt
Consiste em mostrar as dependências entre as tarefas numa sequencia lógica.
Possui as seguintes características: construído em formato de barras; cada barra tem um comprimento diretamente proporcional ao tempo de execução real da tarefa; existe uma dependência entre as tarefas onde, o inicio de uma tarefa está condicionado ao término da outra.
O diagrama de Gantt é usado desde o início do século passado.
Na representação gráfica o inicio de uma nova tarefa ocorre somente após o término das atividades das quais