aula 5 Exerc cio da enfermagem no CC e UTI
937 palavras
4 páginas
PLT 174P. 103-113
O ExercícioCompany da Enfermagem
Presentation em Centro
Strategy and Business
Cirúrgico
(CC)
May, 2009
INTRODUÇÃO
Acidentes cirúrgicos ou anestésicos sempre trazem intensa e extensa movimentação dos meios de comunicação. Também nos órgãos policias e judiciais, tem aumentando o número de denúncias e demandas de erros médicos e instituições hospitalares sob acusação de negligências, erros médicos e omissões de socorro.
Diante dessa realidade, é necessário que não só o médico, alvo principal das acusações, mas todos os membros da equipe multiprofissional de saúde se preparem para assumir a respectiva parcela de responsabilidade numa eventual ocorrência como as referidas.
LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Lei 7.498/86 – Cabe ao enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, “a prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem”.
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
Art. 20 “responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe”.
Art. 16 “cabe ao profissional assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência”.
Exercício da Enfermagem no Centro Cirúrgico
No sistema Centro Cirúrgico, reúnem-se, interagem e interdependem muitos membros da equipe profissional: Cirurgiões de várias especialidades
Médicos Anestesiologistas
Enfermeiros
Pessoal de enfermagem
Estudantes
Pacientes e familiares
Pessoal operacional.
5
Exercício da Enfermagem no Centro Cirúrgico
O CC é um local que pode ser palco de muitas ocorrências graves. O CEPE, atento a essas circunstâncias, dispõe no capítulo V, entre outras, sobre as PROIBIÇÕES DE:
NEGAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM
CASO DE URGÊNCIA/ EMERGÊNCIA;
ABONDONAR CLIENTE EM MEIO A TRATAMENTO
SEM GARANTIA DE CONTINUIDADE OU
ASSISTÊNCIA;
Exercício da Enfermagem no Centro Cirúrgico
PARTICIPAR DE