Aula 3 Jos Mujica O GLOBO 27 08 2015
Evento na Uerj reuniu ao menos 6 mil pessoas, na maioria jovens, que foram ver o líder uruguaio
POR SÉRGIO MATSUURA / THIAGO JANSEN
27/08/2015 17:06 / ATUALIZADO 27/08/2015 22:13
RI Rio de Janeiro (RJ) 27/08/2015 - Publico assiste a fala do ex-presidente uruguaio, Jose Mujica, na UERJ, no Rio de Janeiro. Foto: Daniel Marenco / Agencia O Globo - Daniel Marenco / Agência O Globo
RIO — Apesar da ameaça de chuva, milhares de pessoas se acotovelaram no início da noite desta quinta-feira na Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para assistir a uma conferência com o ex-presidente do Uruguai José “Pepe" Mujica. Programado para ter início às 18h, o encontro atrasou uma hora, mas o público, formado em sua esmagadora maioria por jovens, manteve a animação com “olas” e gritos a favor da legalização da maconha e do aborto. Como um popstar, o político, atual senador do Uruguai, foi ovacionado ao subir ao palco e retribuiu o esforço dos “fãs” deixando uma mensagem de desprendimento e integração latino-americana.
— Recebam vocês o meu agradecimento. Tenho 80 anos, mas uma vez fui jovem — brincou o ex-presidente uruguaio. — A minha geração não conseguiu, mas vocês têm que seguir levantando a bandeira da igualdade.
Mujica falou sobre a importância da integração entre os povos.
— É para se pensar como espécie, não como países. Os povos da África não são da África, são nossos. Os que morrem tentando atravessar o Mediterrâneo são nossos — disse Mujica. — Sem solidariedade, não há civilização.
A organização do evento não divulgou o público estimado, mas a segurança da universidade informou que o espaço comporta até seis mil pessoas. Um telão foi montado no estacionamento da instituição para que todos pudessem assistir ao discurso de Mujica. E, nas varandas do prédio principal da Uerj, centenas se aglomeraram para ver, mesmo de longe, o político que se transformou em um ícone