Aula 2 Sistema Esqueletico
Curso Psicologia Matutino
Disciplina Anátomo Fisiologia Geral
Professora Danielle Aragão
SISTEMA ESQUELÉTICO
1 – Introdução
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas
(ao todo 208 ossos no individuo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto fornece proteção aos órgãos internos do organismo:
● O encéfalo situa-se dentro do crânio.
● Os pulmões, o coração e grandes vasos dentro do tórax.
● Parte dos órgãos abdominais, como o fígado e o baço, encontra-se sob o gradil costal inferior.
● A medula espinhal aloja-se no interior da coluna vertebral.
As funções do sistema esquelético vão além da sustentação do organismo e proteção de órgãos vitais, formando o sistema de alavanca que será movimentado pelos músculos, permitindo, assim, o deslocamento do organismo, além de ser um local de armazenamento de sais como cálcio e fósforo, e de produção de células sanguíneas
(órgão hematopoiético).
1.1 – Ossos
Os Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. Trata-se de uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
Como estruturas vivas, os ossos possuem vascularização e inervação e