Aula 11 Habita o Coletiva rev
A habitação coletiva moderna se inicia com o alto crescimento das cidades, cada vez mais populosas, e com maior densidade de ocupação.
A evolução do interior domestico, no caso da habitação coletiva, pode se explicar a partir das transformações que acontecem dentro da:
1. Privacidade
2. Eficiência
Para ilustrar o processo de adensamento na habitação coletiva, apresenta-se o caso de estudo de Nova York, sendo uma das primeiras cidades a sofrer um rápido crescimento, criando graves problemas que, momentaneamente, foram resolvidos com as boarding houses (cases de hospedes) e os pequenos apartamentos econômicos chamados tenements. Um modelo viável devia surgir, aparecendo assim os primeiros apartamentos, no inicio importando modelos do Paris.
Originalmente, o plano original de N.Y., o Gridiron, foi originalmente planejado em 1811 para receber apenas casas unifamiliares.
Brownstone Houses em N.Y.
A pressão imobiliária vai obrigar à repensar as configurações e implantações. O sistema Duplex apresentou-se como um interessante modelo, sendo que emulava as casas tradicionais brwonstone houses de dois andares.
Segundo Richard Plunz, no livro A History of Housing in New York City, a historia da habitação coletiva pode dividir-se em três gerações na primeira metade do século XX.
1ª Geração (SEC. XIX)
Rail Road Flat
Aumento da ocupação em planta compromete cada vez mais a privacidade e higiene. O ultimo estagio chamado de apartamento Railroad Flat, eloqüente nome para uma geometria de agregação de espaços, como o de um trem.
Devido à pressão imobiliária, a intensa ocupação dos pequenos lotes do Gridiron de Nova York, começa a criar esquemas com os quartos enfileirados, com cada vez menos iluminação e ventilação. Graves problemas higiênicos e de privacidade apareciam no interior. A privacidade ficava comprometida, pois alguns quartos eram território de passo, com 2 portas em cada extremo. O sistema de organização dos Railroad flat,