Aula 1
Prof. Andressa Queiroz.
É uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano passando a investigar suas origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades assim como as diferenças entre elas.
A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas:
“anthropos” que significa homem ou humano; e “logos” que significa conhecimento. O nascimento da antropologia como ciência. Os Campos de Estudo da Antropologia:
A ciência antropológica é dividida em três esferas principais: a antropologia física (ou biológica) a antropologia social e cultural.
A antropologia cultural subdivide-se em outras especialidades como: Etnografia, Etnologia,
Arqueologia e Linguística.
A antropologia física(ou biológica), como o nome já indica, dedica-se aos aspectos genéticos e biológicos dos seres humanos.
Os antropólogos desta área de conhecimento estudam fósseis e observam o comportamento de outros primatas.
Antropologia Social
Analisa o comportamento homem dentro da sociedade, a organização social e politica, as relações sociais e instituições sociais.
A antropologia cultural dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo.
Estuda os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião, os costumes e convenções sociais, o desenvolvimento técnico e os relacionamentos familiares.
Um campo muito importante da antropologia cultural é a lingüística, que estuda a história e a estrutura da linguagem. A lingüística é especialmente valorizada porque os antropólogos se apóiam nela para observar os sistemas de comunicação e apreender a visão do mundo das pessoas.
ARQUEOLOGIA.
Ciência que estuda a vida e a cultura dos povos antigos por meio de escavações ou através de documentos, monumentos, etc. Por eles deixados. Etnografia e Etnologia
A Etnografia e uma linha da Antropologia. Onde, e realizada através de coleta de dados, escrita, interpretação, analise e refinamento de forma explicita. A Etnologia é a