Aula 1
Possibilitar ao aluno conhecer e diferenciar os diferentes tipos de redes, considerando diferentes aspectos de analise.
Redes LAN, MAN, WAN, ponto a ponto e cliente/servidor
Podemos definir o conceito rede, basicamente, como a conexão entre um ou mais hosts
(máquinas ou computadores), não havendo a necessidade de ser essencialmente física, ou seja, por meio de cabos.
As redes podem ser classificadas de diversas formas, no entanto a mais comum é em relação à sua área de cobertura geográfica. Dessa maneira temos: LAN (WLAN, PAN, WPAN, HAN, WHAN), MAN
(WMAN) e WAN.
LAN, WAN e MAN
LAN (Local Area Network), também conhecida como rede local, tem como objetivo conectar os computadores de uma única localidade física ou de um campus muito próximo. Redes habitualmente de propriedade privada, permitindo o compartilhamento e integração do ambiente. Atende a uma área limitada (até 1000 m2), apresentam altas taxas de transmissão (10 a 1000 Mbps) com baixo índice de erros e baixo custo de transmissão.
MAN (Metropolitan Area Network), ou redes metropolitanas, são redes com área de atuação mais ampla, capazes de interconectar redes locais e que podem pertencer às concessionárias.
Apresentam uma taxa de transmissão menor, com custo de transmissão mais elevado, assim como um índice de erros maior.
WAN (Wide Area Network), ou rede com alcance mundial, são redes que atingem grandes áreas de cobertura. As redes de longa distância habitualmente são concessões de uma estrutura de rede ampla já existente, de uma concessionária. As WANs geralmente interconectam infraestruturas de redes locais de várias localidades.
Elas têm alcance mundial, apresentam capacidade de transmissão de dados e velocidade bem inferiores às taxas alcançadas em redes locais, com custo de transmissão mais elevado e maior índice de erros. Esses foram os tipos mais comuns de redes, mas existem novos modelos.
Para conhecer um pouco mais sobre essas atividades, veja o infográfico abaixo. Este