Aula 1
Introdução à disciplina
Importância da disciplina ao conjugar as visões da psicologia e do direito, revelando-se de grande utilidade para os profissionais que se dedicam aos concursos públicos.
Tendência a relacionar a interdisciplinariedade nos concursos – visa-se a humanização do profissional e não somente o conhecimento das leis.
O estudo das funções mentais superiores constitui a base para toda a compreensão dos complexos mecanismos por meio dos quais se desencadeiam os comportamentos e se estrutura a realidade psíquica de cada indivíduo.
A estrutura do psiquismo (Sigmund Freud) através do poder do inconsciente, saúde mental e transtorno mental.
Imputabilidade, semi imputabilidade, inimputabiliade – pág 110
Psicopatologias – é útil o conhecimento de sinais, manifestações visíveis porque estes sugerem linhas de ação para aqueles que os observam. Apresentam-se situações de transtorno mental e de desvio do comportamento habitual do indivíduo em decorrência de conflitos e seus reflexos psicofisiológicos.
Adolescência, Judiciário e Sociedade – importância dessa etapa do desenvolvimento físico e psicológico para a consolidação dos comportamentos que acompanharão a pessoa ao longo de sua existência. A própria legislação dedica espaço especial à criança e ao adolescente por meio de Estatuto próprio.
O estudo do delinqüente – hipóteses a respeito do que representa o ato criminoso para ele. Estudo de possíveis causas da delinqüência, aventando-se diversas origens que se somam ou complementam.
Direito Civil – papel do psicólogo jurídico na perícia e assistência técnica ao poder judiciário – guarda e reconhecimento de filhos, a dissolução de uniões e a adoção.
Direito Penal
As Funções Mentais Superiores
A Psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente.
Diferenças entre Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise
As funções mentais superiores (separadas