AULA 1
Desenvolvimento de competências sociais em crianças
KOSTELNIK, Marjorie J. et al. Guia de aprendizagem e desenvolvimento social da criança. 7ª ed. São Paulo: Cengage.
Capítulo 1
“Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu”.
Luis Fernando Veríssimo
RELAÇÕES HUMANAS
Profª Aline Portilho C. Toledo
Desenvolvimento Social
• As pessoas são seres sociais;
• Toda a nossa vida, desde o nascimento, se desenrola com outras pessoas;
• As interações sociais proporcionam laços de amizade e estímulo, nos dão o senso de pertencer e permitir conhecer a nós mesmos e como o mundo funciona;
4
Imagine que trabalha com crianças em uma escola de educação infantil ou no 1º ano do ensino fundamental e tem os alunos (6 anos) abaixo:
•
•
•
Dennis – ativo, apresenta fortes reações em relação a pessoas e coisas ao seu redor; tem muita imaginação para brincar, no entanto quando os colegas sugerem brincadeiras diferentes, ele tende a resistir a ideia e grita para fazer as coisas do jeito dele, não empresta suas coisas, sempre dizendo “não”;
Rosalie – sossegada, raramente se comporta mal. Muda de atividades sem se comunicar com ninguém, responde quando falam com ela, mas raramente toma a iniciativa de uma interação social com colegas ou adultos. Não tem melhor amiga, nem é indicada como por nenhuma colega, embora as crianças não a rejeitem ativamente, passaram a ignorá-la e quase sempre a excluem das atividades, ficando quase sempre sozinha.
Sarah – muito interessada nas outras crianças, sempre convidando-as para interagir com ela. Está quase sempre disposta a experimentar brincadeiras novas ou brincar do modo proposto pelos colegas. Embora tenha seus altos e baixos, é, em geral alegre. As outras crianças buscam sua companhia e notam quando ela está ausente.
COMO PODEMOS AJUDAR ESSAS CRIANÇAS A SEREM MAIS COMPETENTES
SOCIALMENTE???