Aula 1
Na origem da palavra, o verbo Comunicar (Communicare em latim) significa “tornar comum”. Quando você transmite uma ideia ou informação para outra pessoa, preocupa-se com que ela entenda, não é? Se o que você transmite é compreendido por quem recebe a informação, ocorreu o que chamamos de Comunicação. Ou seja, a informação que antes era apenas sua passou a ser comum a outra pessoa.
Todas as relações humanas são regidas pela comunicação: no meio familiar, no ambiente de trabalho, até aqui, no Ambiente Virtual de Aprendizagem; apenas assim é possível trocar conhecimentos e vivências. Estes conduzirão o homem a observar e entender o mundo em que vive para que possa transformá-lo. É assim que eu e você construímos nossa cultura e a transmitimos de geração em geração. Vivemos em um mundo repleto de signos. Quando você anda pela rua de uma cidade grande qualquer, depara-se com muitos deles: sinais luminosos, setas de trânsito, letreiros outdoors e outbus, cartazes, grafites... São tantos que até criou- se lei para não haver excesso e, consequentemente, ocorrer a chamada poluição visual. Todos esses signos foram divididos em tipos diferentes:
Leia o que disse o filósofo Aristóteles, para continuarmos nossa discussão:
O homem é o ser que constitui a sociedade e isso acontece porque ele se comunica. Você já tinha pensado nisso? Como é importante essa sua capacidade de se comunicar! Você é coresponsável pela existência da sociedade em que vive. Essa sua característica só é possível porque você possui a Linguagem! Somente o homem é um animal político, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. A linguagem permite ao homem exprimir-se e é isso que torna possível a vida social.
Dela (da linguagem) não fazem parte apenas ícones ou índices, mas também símbolos. Basta pensarmos no alfabeto dos surdos-mudos, conjunto de signos, pré-estabelecido por um grupo, que representam letras, que, por sua