Aula 1 a 5 java
AULA 1: REVISÃO INTERFACES GRÁFICAS COM SWING
Os gerenciadores de layout organizam componentes GUI em um contêiner de objetos com objetivo de construir uma apresentação melhor, implementando a interface LayoutManager (no pacote java.awt).
O método setLayout da classe container aceita um objeto que implementa interface LayoutManager como parâmetro.
3 tipos de maneiras para organizar componentes GUI:
- POSICIONAMENTO ABSOLUTO – utilizado pela maioria das IDE’s, permite especificar posição absoluta de cada componente GUI em relação canto superior esquerda do contêiner. Usa métodos component setSize e setLocation ou setBounds.
- GERENCIAMENTO DE LAYOUT – o gerenciador fará o trabalho automaticamente e o programador perde autonomia sobre posicionamento.
- PROGRAMAÇÃO VISUAL EM UMA IDE – são ferramentas de design fornecidas pelas IDE’s que permitem arrastar e soltar componentes GUI. A IDE cria código Java necessário.
COMPONETES ATÔMICOS – são elementos que não permitem conter outros elementos: botões, labels, textfields, sliders etc.
JLABEL – rótulos estáticos apresentam funcionalidades de outros componentes GUI: campos texto, ícones, etc. Apresenta um pequeno texto.
Para JLabels basta especificar um arquivo com extensão .PNG, .GIF ou .JPG no 2° argumento do construtor ou utilizar método setIcon(Icon).
As constantes SwingConstants, definem posicionamento de vários componentes GUI, no 3° argumento determinam locação do ícone. EX: SwingConstants.NORTH
JBUTTON - componente intuitivo. Seu pressionamento dispara ação especificada em seu rotulo.
Ao pressionar botão é gerado um evento ActionEvent que executam o comando desejado.
JCHECKBOX – dá suporte a criação de botões com caixa de marcação. Quando um item é selecionado, um ItemEvent é gerado. O mesmo pode ser tratado por objeto que programe interface ItemListener. A classe que fornece funcionalidades para este objeto deve definir método ItemStateChanged.
JRADIOBUTTON –