Aula 1 Farmacologia Biomedicina
FACULDADE INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
CAMPUS TRÊS LAGOAS - MS
FARMACOLOGIA
Profa Dra Kamila Maria Silveira Negri
Três Lagoas - 2015
FARMACOLOGIA
Por que?
MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA
ALIVIAR OU SE POSSÍVEL ABOLIR A DOR
PROLONGAR A VIDA
...
Nem sempre logram o resultado desejado;
Muitas vezes só alcançam o alívio ou consolo do paciente; Do ponto de vista histórico existem relatos muito antigos sobre o uso de drogas no tratamento de enfermidades; FARMACOLOGIA
É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico
(tóxico) ou benéfico (medicamento).
1
27/08/2015
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacogenética: trata-se do estudo das influências genéticas sobre as respostas a fármacos. Originalmente, a farmacogenética tratava das reações farmacológicas idiossincrásicas familiares, em que os indivíduos afetados exibiam uma resposta anormal – habitualmente adversa – a uma classe de fármaco. Hoje em dia, abrange variações mais amplas na resposta a fármacos em que a base genética é mais complexa.
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacoepidemiologia: Trata-se do estudo dos efeitos dos fármacos em nível populacional. Ocupa-se com a variabilidade dos efeitos farmacológicos entre indivíduos de uma determinada população e entre populações.
2
27/08/2015
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA
Farmacoeconomia: Este ramo da economia da saúde visa quantificar, em termos econômicos, o custo e o benefício das substâncias utilizadas terapeuticamente. Surgiu em decorrência da preocupação de muitos governos em fornecer uma assistência à saúde a partir dos impostos de renda. Levando questões sobre quais os tipos de procedimentos terapêuticos mais convenientes em termos monetários.
FARMACOLOGIA BÁSICA
Fármaco: substância de estrutura química definida que quando em um sistema biológico, modifica uma ou mais funções fisiológicas.
FARMACOLOGIA BÁSICA
Farmacologia