Aula 04 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Mar 2014
SUSTENTABILIDADE
DEFINIÇÃO DE SISTEMA E FLUXOS DE ENERGIA
TUDO É ENERGIA, porém em diversas formas de estado, organização ou manifestação. A energia, provinda de fontes externas ou internas, é o substrato essencial para a operação e conservação dos sistemas.
Este enunciado vale para todos os sistemas do Planeta. Tanto para a Biosfera, como um todo, quanto para os vários seus ecossistemas. Todos os sistemas antrópicos, como por exemplo os sistemas agrícolas.
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Na natureza, as plantas e os animais se integram em um ciclo de produção e consumo que é impulsionado pela energia do sol.
As plantas, através da fotossíntese, transformam a radiação solar e os nutrientes básicos em biomassa vegetal.
Dela, os animais obtêm os compostos químicos necessários para a vida.
A biomassa animal tem energia disponível que é aproveitada por outros animais (predadores).
Esse consumo gera uma “cadeia trófica”.
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Os resíduos dos animais ainda têm um pouco de energia disponível, a qual é aproveitada por um grupo especial de animais: os decompositores.
Eles devolvem os nutrientes básicos ao sistema para que o ciclo de vida possa recomeçar. Agricultura tradicional
SISTEMA AGRÍCOLA
SISTEMA AGRÍCOLA
A agricultura tornou-se muito mais intensiva no tocante à energia, consumindo muito mais que produz.
A alta produtividade e altas taxas de produtividade líquida-bruta na colheita são mantidas por grandes entradas de energia envolvida no cultivo. O combustível usado para acionar o maquinário das propriedades é uma entrada de energia tanto quanto o Sol.
Nos Estados Unidos, a entrada dos subsídios de energia na agricultura aumentou cerca de dez vezes entre 1900 e 1980, com entrada de cerca de uma a dez calorias para cada caloria de alimento colhido. A duplicação do rendimento da colheita requer um aumento de dez vezes nas entradas de combustíveis fósseis, fertilizantes e defensivos. Figura 1. Evolução do consumo de energia ao longo