Aula 03
PROFESSOR ANTONIO VIANA MATIAS
Rio de Janeiro, 2011
AULA 3 – TIPOS TRADICIONAIS DE
ORGANIZAÇÃO
Nesta aula serão abordados os seguintes assuntos:
- Diferentes tipos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO
•
•
•
•
•
As estruturas formais foram a maneira como os teóricos conseguiram definir a forma como as empresas se organizavam.
Na falta de idéias que exprimissem o dinamismo das organizações, o dinamismo da vida no interior delas, optaram por retratá-las não como operavam, mas como elas se organizavam, o que são duas coisas distintas.
As estruturas organizacionais mais usadas são:
Linear, clássica ou militar.
Funcional.
Linha e Assessoria (estafe)
Comissional ou colegiada
Matricial.
TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÕES
ORGANIZAÇÃO LINEAR
Segundo Chiavenato (2006), a Organização Linear é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.
A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidades.
TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANZIAÇÕES
ORGANIZAÇÃO LINEAR
Tipos Tradicionais de Organizações
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR
As principais características da organização linear: A) Autoridade linear ou única: decorrente da aplicação do princípio da unidade de comando, pelo qual o superior tem autoridade única e exclusiva sobre os seus subordinados.
B) Linhas formais de comunicação: as comunicações entre as pessoas ou unidades são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma, denominadas canais de comunicação.